Ética e Liderança Cristã

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Ética cristã

Arival Dias Casimiro

A palavra "ética" vem do grego "ethos", e significa práticas ou costumes que são aprovados por uma cultura. A ética é a ciência que trata da moral e dos costumes humanos. Aurélio define ética como "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Quando o assunto é conduta ou comportamento humano, precisamos de normas ou princípios que orientem o nosso comportamento. Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais certo. (Jz 21.25). Esta era a triste situação de Israel na época dos juízes! Naqueles dias não havia rei em Israel. Por não haver rei em Israel, não existia autoridade e leis que orientassem a conduta do povo. A conseqüência disto foi à anarquia: Cada um fazia o que achava mais certo.

Este versículo nos oferece duas verdades importantes: Primeira, todos nós precisamos tomar decisões; segunda, todas as nossas decisões são orientadas pela noção daquilo que é certo ou errado. Certo ou Errado? O nosso referencial ético é a Bíblia. Ela é o nosso manual de fé e de comportamento

Toda pessoa toma as suas decisões a partir daquilo que ele pensa sobre o que é certo ou errado.

A ética cristã trata dos princípios que regulam o comportamento do cristão. A ética cristã é o conjunto de princípios espirituais extraídos exclusivamente da Bíblia, para nortear a conduta do cristão, nos seus relacionamentos com Deus e com as pessoas. E. Bruner diz: "Ética cristã é o comportamento humano determinado pelo comportamento divino". A ética cristã é o conjunto de valores moral total e unicamente baseado nas Escrituras.

A ética cristã baseia-se em alguns pressupostos teológicos:

A Existência de Deus

A existência de Deus é à base da fé e da conduta cristã.

Dostoievski, poeta russo, afirmou que se Deus não existe, tudo é permitido. Deus, porém, existe, logo nem tudo é permitido. A vida possui um sentido ético e moral. Tudo que o homem semear, ele também colherá. Os atos humanos são e serão julgados por Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus (Rm14.12). Cuidado com o que você anda dizendo e fazendo!Deus não é de confusão, e sim de paz. Ele exige que tudo seja feito com decência e ordem. (1Co14.33, 40). Ele estabelece limites!

A Depravação do Homem

A depravação humana requer a existência de normas de conduta. O homem é inclinado a praticar o mal.Jesus Cristo nos ensina em Marcos 7, sobre a origem da maldade humana: Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos. E dizia: o que sai do homem, isso é o que contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem (18-23).

Primeiro, a corrupção humana é universal. No texto Jesus não descreve um determinado grupo social, mas ele fala do homem como uma espécie universal. A corrupção está presente onde houver um ser humano. (Rm 5.12). Segundo, a corrupção tem a sua origem no coração humano. Jesus é categórico: Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios... Não é o poder, nem é uma educação falha, ou um ambiente ruim que perverte o homem, mas o seu coração corrompido. O meio pode influenciar, mas não é a causa determinante. (Jr 17.9).

O comportamento humano só pode ser mudado a partir de uma mudança interior.

A conversão é o primeiro passo para a genuína mudança de comportamento. Ninguém muda de fora para dentro. Chamo a sua atenção para a oração de Davi: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável. (Sl 51.10). Um coração puro é a maior necessidade do ser humano. Somente através de um transplante espiritual poderemos vencer a corrupção. E somente Deus pode realizar esta operação. Ele promete: Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne. (Ez 36.25-26).

A Bíblia Sagrada é o manual de orientação do cristão.

O cristianismo parte do principio de que existe uma fonte de verdade fora de nós. A Bíblia é especificamente esta verdade. Declarou Jesus: A tua palavra é a verdade. (Jo 17.17). A Palavra de Deus é a verdade objetiva, eterna, absoluta e universal. Ela é autoridade suprema em matéria de fé e de comportamento. Encontramos na Bíblia toda a orientação que precisamos para todos os assuntos importantes da nossa vida. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos (Sl 119.105).

É na Bíblia que encontramos o padrão moral revelado por Deus. Augustus Nicodemus faz uma alerta: "Entretanto, mais do que simplesmente um livro de regras morais, as Escrituras são para os cristãos a revelação do que Deus fez para que o homem pudesse vir a conhecê-lo, amá-lo e alegremente obedecê-lo. A mensagem das Escrituras é fundamentalmente de reconciliação com Deus mediante Jesus Cristo. A ética cristã fundamenta-se na obra realizada de Cristo e é uma expressão de gratidão, muito mais do que um esforço para merecer as benesses divinas".
Concluindo, chamo a sua atenção para uma verdade que anda esquecida: os valores do reino de Deus são opostos aos valores do mundo sem Deus. Existe e sempre existirá uma incompatibilidade irreconciliável entre a igreja e o mundo. O cristão é diferente e o seu poder de influência reside neste fato: Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. (Mt 5.13). Seja diferente e faça a diferença.

Nenhum comentário: