Ética e Liderança Cristã: O CONTROLE DA LÍNGUA

sexta-feira, 4 de maio de 2007

O CONTROLE DA LÍNGUA

Uma palavra sobre maledicência.

Texto bíblico: "Portanto, abandonem tudo que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e falatório da vida alheia".( I Pedro 2:1).
Definição: tendência a falar aquilo que é mal. Podemos entender e perceber quando alguém tem esta tendência através da sua maneira de falar, de se referir as outras pessoas.
Alguns pecados derivados da maledicência: fofoca, juramento falso, dolo (intenção de prejudicar, má-fé), malícia (propensão a encontrar mal em tudo, maldade), palavras de duplo impacto e/ou sentido, chocarrices (palavras atrevidas), palavras torpes (palavras imorais, obscenas, vergonhosas, impudicas, e os "palavrões" ).
A fofoca e a calúnia se alimentam em nosso egoísmo de 6 maneiras diferentes:

-Curiosidade (pessoas que não tem ocupação e começam dar ouvidos as "novidades" que outros falam).
-Ociosidade: (ocioso quer dizer: desocupado, preguiçoso, vadio, inútil, desnecessário, etc). "Elas aprendem a desperdiçar o tempo, indo de casa em casa; e, pior ainda aprendem a ser faladeiras e intrigantes, dizendo o que não devem" (I Timóteo 5:13).
-Vaidade (pessoas que gostam de ser o centro das atenções), empáfia! Salmo 119:37: "desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho".
- Egocentrismo / orgulho: (pessoas que gostam de estar ou se colocar acima dos outros (complexo de superioridade / soberba, arrogância).
- Raiz de amargura. "tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem". (Hebreus. 12:15 ).
- Animosidade (um dos significados de animosidade é antipatia, rancor). Pessoas que ao falar provocam reações negativas. Outros conceitos derivados do linguajar malicioso: boatos, mexericos, calunia, fofoca.

Textos Bíblicos

Leia com muita atenção alguns versículos extraídos da palavra de Deus; (a Bíblia Sagrada), e veja alguns pecados trazidos pelo linguajar malicioso!
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas somente a que for boa para a promover a edificação, para aquilo que vocês dizem faça bem aos que ouvem". (Efésios 4:29).
"... Não esta certo que a imoralidade , a indecência ou a avareza sejam nem mesmo assuntos de conversa entre vocês. Não usem palavras indecentes nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Ao contrário, digam palavras de gratidão a Deus. Estejam certos disto: nenhuma pessoa imoral, indecente, ou cobiçosa (porque a cobiça é um tipo de idolatria) jamais receberá a sua parte no reino de Cristo e de Deus". (Efésios 5:3-5).
"Eu afirmo que no dia do juízo cada um vai prestar conta de toda palavra inútil que falou. Porque essas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado". (Mateus 12:36 e 37)
"Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e serem felizes? Então procurem não dizerem coisas más e que contém mentiras. Afastem-se do mal e façam o bem, procurem a paz e façam de tudo para alcançá-la. Deus olha com atenção as pessoas honestas e sempre ouve os seus pedidos". (Salmos 34:12-15 ).
"Estas seis coisas aborrecem o senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos". ( Provérbios 6:16-19).
"O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira. Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso". (Provérbios 8:7-8).
"A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca do perverso. O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões (ofensas). Nos lábios do entendido se acha a sabedoria ...". (Provérbios 10:11-13).
"As pessoas direitas sabem dizer coisas agradáveis, porém os maus estão sempre ofendendo os outros". (Provérbios 10:32).
"O Deus Eterno detesta os mentirosos, porém ama os que dizem verdade". (Provérbios 12:22).
"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos". (Provérbios 14:30).
"A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva". (Provérbios 15:1).
"Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos". (Testemunho cristão) (Provérbios 16:7).
"Até um tolo pode passar por sábio se ficar calado". (Provérbios 17:28).
"Há mais esperança para um tolo do que para uma pessoa que fala sem pensar". (Provérbios 29:20).
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo". (Filipenses 2:3).
"E a paz de DEUS, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai". ( Filipenses 4:7,8).
"Mas agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca". (Colossenses 3:8).
"E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo". (Colossenses 2: 4 e 8 ).
"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver alguma queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de DEUS, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao senhor com graça em vosso coração". (Colossenses 3:13-16).
"Examinai tudo. Retendo o bem" (I Tessalonicenses 5:21).
"A finalidade desse conselho é aumentar o amor que vem de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé verdadeira. Algumas pessoas se desviaram dessas coisas e se perderam em discussões tolas". ( I Timóteo 1:5 e 6 ).
"Lembrem-se disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova. Portanto, deixem todo costume imoral e má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que DEUS planta nos seus corações e que pode salvá-los". (Tiago 1:19-21 ).
"Não se enganem: 'as más companhias estragam os bons costumes. Voltem a viver uma vida séria e direita e parem de pecar..." . (I Coríntios 15:33 ).
"Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam dar a cada um a resposta certa" (Colossenses 4:6).
"Porque DEUS quer que vocês façam o bem para que os ignorantes e tolos não tenham nada a dizer contra vocês". (I Pedro 2:15). Testemunho
"Como dizem as Escrituras Sagradas: quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e pare de mentir. Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça de tudo para alcançá-la. Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e sempre ouve os seus pedidos; mas Ele é contra os que fazem o mal". (I Pedro 3:10-12).
"A minha boca falará da sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento". (Salmo 49:3).

Glossário

Virtude: disposição firme e habitual para a prática do bem; boa qualidade moral; modo austero de vida; eficácia.
Ética: exercício intelectual, um processo de reflexão, análise, decisão e avaliação, propósito é decidir o que é certo e o que é errado de se fazer. Ética acontece no intelecto (mental, pensar antes de se fazer algo) e no coração (sentimento).
Moral: aplicação prática das decisões éticas da vida diária. Relativo aos bons costumes (prática). Acontece na vida e na conduta (resulta nas ações; na prática do dia-a-dia).
Caráter: especialidade, índole(propensão natural),firmeza de vontade, constância e estabilidades relativas na maneira de agir e de reagir; qualidade inerente a certos modos de ser ou estados.
Temperância: qualidade ou virtude de quem é moderado; parcimônia; complacência.
Afeto: amizade, simpatia, carinho, amor.
Longanimidade: dificuldade em se irritar/ficar nervoso.
Orgulho: elevado conceito que uma pessoa pode fazer de si própria, amor próprio exagerado, soberba, altivez ufania, altivo, arrogância, auto-elevação, sobrançaria, desdém insolência, vangloriar-se, jactância, bazófia, vaidade, desvanecimento, desprezo com orgulho, desprezar, não fazer caso, mau procedimento, gabar-se, o "eu" em excesso.
Humildade: Virtude que nos dá sentimento de nossa fraqueza, modéstia, submissão, simplicidade, moderação nos desejos, aspirações e no procedimento (de forma geral), sem vaidade, obediente, respeitoso, sujeição, adesão espontânea da vontade de uma pessoa, naturalidade em seu procedimento (é a mesma pessoa em qualquer circunstância), ingenuidade, sinceridade, dependência, simplicidade, franqueza!

Nenhum comentário: