Ética e Liderança Cristã: Liderança e Ética

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Liderança e Ética

Liderança e ÉticaCada vez mais na actualidade é vulgar ouvir falar-se, de modo indiferenciado mas relacionado, de Ética, Moral e Deontologia, não só por motivos ligados à vida política dos países, mas também das maiores empresas públicas e privadas, nacionais ou internacionais. A Ética está associada à adjectivação de comportamentos das pessoas, ao defini-los como "éticos", "pouco éticos" ou "sem ética". Enquanto a Moral se refere aos comportamentos concretos das pessoas, a Ética corresponde à reflexão, na forma de juízo de valor, sobre esses comportamentos. Com a evolução das sociedades e das organizações, a Deontologia (ramo da Ética Normativa), apesar de ser muitas vezes ignorada, tem vindo a ganhar importância sobretudo com a criação e desenvolvimento de ordens profissionais, incidindo sobre os fundamentos do dever e as normas morais.

 

Liderança e Ética são conceitos inseparáveis, porque liderar implica decidir e ética tem a ver como decidir, numa situação particular, sobre o que está certo (ou mais certo) e sobre o que é mais consistente com um sistema de valores organizacional ou pessoal. É a Ética que confere as dimensões de autenticidade, honestidade e integridade que caracterizam a verdadeira Liderança, conferindo-lhe a credibilidade que é a sua base de sustentação. A Liderança não tem de se centrar necessariamente numa posição hierárquica de topo ou num indivíduo que detenha o poder em regime de exclusividade, indo muito além do aspecto formal da posição e do poder e traduzindo-se numa relação moral complexa estabelecida entre pessoas.

 

A Ética em Liderança está associada à integridade de carácter do Líder. Por isso ele é reconhecido como sendo um Líder e, também por isso, não há verdadeiros Líderes sem Ética. Por outro lado, a Ética em Liderança resulta da qualidade do juízo de valor inerente às decisões de quem lidera. Decidir não é apenas uma questão de sim ou não. É bem mais complexo que isso, na medida em que envolve uma dimensão social, que será tanto maior quanto maior for a dimensão da organização. É essa dimensão social que confere um valor acrescentado ao significado de Ética, no que à Liderança diz respeito, na medida em que uma decisão individual irá ter repercussões positivas (no caso de decisões eticamente correctas) ou negativas (no caso de decisões eticamente pouco correctas ou incorrectas) sobre várias pessoas.

 

Numa investigação desenvolvida sobre "má liderança", Barbara Gellerman identificou sete diferentes padrões de Liderança, variando entre a liderança ineficaz e a liderança sem ética. Enquanto entre as causas para uma liderança ineficaz podem estar a incompetência, a inflexibilidade ou falta de autocontrolo do líder, a liderança sem ética relaciona-se com os conceitos de certo ou errado, segundo um critério que geralmente é ditado pela moral. Tal como Barbara Gellerman afirmou em "How Bad Leadership Happens", Leader to Leader, Number 35 (Winter 2005), "a liderança sem ética pode ser eficaz, tal como a liderança ineficaz pode ser ética, mas a liderança sem ética não pode sequer fazer a reivindicação mais básica à decência e à boa conduta e, por isso, o processo de liderança descarrila".

 

Liderar em proveito dos outros é criar as condições para repelir a liderança sem ética, na medida em que normalmente se adopta uma humildade sincera que faz ressaltar os pontos fortes do Líder e daqueles que este serve. Esta atitude, associada a uma clara definição da visão e dos valores partilhados, cria as condições para evitar dilemas éticos e morais. A Liderança Ética combina a ética na tomada de decisões com o comportamento ético e ocorre quer ao nível da organização, quer ao nível individual. O Líder tem a responsabilidade de tomar decisões eticamente correctas e de se comportar de modo eticamente correcto, mantendo-se atento ao modo como a organização entende e pratica o seu código ético.

 

Mário Santos

Economista, Consultor de Liderança e Formador

Blogged with Flock

Nenhum comentário: