Ética e Liderança Cristã: A LIDERANÇA

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

A LIDERANÇA

A LIDERANÇA

Há atualmente uma necessidade de lideres eficaz nos níveis mais altos de nossas organizações. A arena de competição econômica internacional é maior foca atrás de nossa necessidade de lideres mais competentes no mundo empresarial. Podemos compara a isso com o período de guerra, quanto há a maio necessidade de lideres eficazes no militarismo e no governo, com o mundo empresarial atual. Durante a guerra, o exercito precisa de administração competente em todos os níveis hierárquicos, mas não pode funcionar sem muita liderança em quase todos os níveis. Ninguém ainda descobriu como administrar as pessoas em uma batalha.
Como no mundo empresarial, necessitamos de lideres em todos os níveis, se quisermos nos adaptar, com sucesso, as novas realidades ambientais.

LIDERANÇA E ÉTICA

Os lideres, por ocuparem posições de influencia, tem o poder de influenciar questões e decisões éticas que afetam muitas pessoas. Felizmente, temos guias e padrões éticos dados através de nossa cultura, religião e valores. Muitos desses padrões se transformam em leis para assegurar que padrões éticos sejam compridos. Entretanto, nem sempre é fácil verificar se um administrador esta agindo de forma ética.
Às vezes as leis demoram muito para fazer afeito.

LIDERANÇA VERSUS ADMINISTRAÇÃO

As pessoas muitas vezes igualam liderança e administração. Se refere a desempenho das funções da administração quando se propõe novos programas (planejamento), reestruturar as agencias (organização), tenta inspirar confiança durante o período difícil (liderança), ou mover um chefe de departamento quando as coisas dão errado(controle).
Uma explicação para essas interpretações tão ampla de liderança pode ser o fato de que às vezes usamos o termo líder quando nos referimos a administradores. Embora os dois sejam semelhantes, há algumas diferenças significativas.
Liderança se baseia na capacidade de uma pessoa influenciar outras pessoas para agir de forma a atingir metas pessoais e organizacionais. Porem, administração abrange muito mais. Apesar de a liderança fazer parte dela, incluir também o desempenho de outras funções: planejamento, organização e controle.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este tema é super importante!
Acho que o problema hoje é que muitos já tiveram suas decepções com líderes evangélicos . Eu, por exemplo, senti na pele quando fui desamparado por meus líderes e enfrentei dificuldades com Vistos, grana e missões.
Abraços fraternos,
Roger