Ética e Liderança Cristã: O líder que Deus chama

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O líder que Deus chama

É aquele que acima de tudo ama e pratica a Palavra de Deus. É aquele que se dispõe do seu eu, e deixa o EU SOU lhe dominar. É aquele que não aceita que outro, se não o Senhor, lhe dirija os passos. É aquele que ama as ovelhas e da à vida por elas.
Dentre vários líderes que Deus levantou, na história de Israel, quero me prender a um: Moisés, homem valente, valoroso, que tinha todas as características que um verdadeiro líder deve ter. Características essas, que não só os líderes devam tê-las, mas todos aqueles que são servos de Deus.
Características da vida de Moisés.
1ª) Experiências - Depois de ter matado um egípcio (ele achou que com sua própria força libertaria o seu povo), fugiu para Mídiã. Este lugar foi um marco na vida de Moisés; de como Deus trataria com ele. Neste lugar a vida de Moisés teve uma mudança total. Começou a ter experiências que refletiu em todo o seu ministério. Ele foi trabalhar para o seu sogro, e começou a cuidar de suas ovelhas. Moisés foi cuidar de ovelhas que não eram suas, aprendendo a se preocupar com elas, protegê-las, livrá-las do perigo, tirar os seus carrapichos, e alimentá-las. Deus estava preparando Moisés para cuidar de um povo que não era seu, pra que da mesma forma que ele aprendeu cuidar daquelas ovelhas, também tivesse experiências, para cuidar daquele povo. Povo que não era seu, mais do Senhor. Agora não seria mais com sua própria força, como tentara antes; mas com a força do Senhor. Que exemplo glorioso! Primeiro, ele submete-se, para que Deus lhe ensinasse algo, um algo tão maravilhoso, que refletiria em toda a sua vida. O líder que Deus chama, tem experiências pessoais, a cada dia uma nova experiência com o Senhor.
2ª) – O seu chamado - Quando Deus se revelou a Moisés, e lhe chamou para uma missão (de libertar o seu povo, Ex 3:1-22) Deus usou uma coisa natural, para fazer algo sobrenatural. Deus lhe mostrou a sarça ardendo e não se consumindo, aquilo chamou a atenção de Moisés, e logo em seguida Deus o chama duas vezes, Moisés, Moisés. Quando Deus falava duas vezes o nome de uma pessoa, Deus queria chamar a atenção para a importância do assunto. Logo em seguida Moisés tira as sandálias dos pés, em obediência à voz de Deus que lhe diz que: A terra é santa. Quando Deus diz isso ele está dizendo a Moisés: Que ele se despoje de suas próprias idéias, de seus interesses e planos, porque agora Deus é quem vai lhe dar a direção. E Deus revela a Moisés tudo o que vai fazer em relação ao seu povo. Quando verdadeiramente um líder é chamado por Deus, ele deixa de lado todos os seus ideais, e passa ter os ideais de Deus. Para ele nada é mais importante do que está no centro da vontade de Deus.
3ª)Deus lhe deu sinais – Os sinais foram: A serpente, e a lepra em sua mão (Ex 4:1-8). Deus fez com que a vara se transforme em serpente, porque a serpente para os egípcios era símbolo de poder. Quando Moisés foge da cobra, ele se lembra de como fugiu do Egito. Ele pega a cobra pela cauda, e ela volta a ser vara. Deus está querendo mostrar para Moisés, que vai entregar os egípcios em suas mãos.
A sua mão ficando leprosa; a lepra para os hebreus era símbolo de castigo, de juízo. Deus queria mostrar a Moisés e para o povo, que o mesmo Deus que fere é o que cura, que o mesmo Deus que permitiu a escravidão, também efetuará a libertação.
Jesus disse:Os sinais seguirão aos que crêem (Marcos 16;17). A vida de um verdadeiro líder é composta de sinais. Muitos estão querendo os sinais para depois crer. A regra é bem clara! Primeiro você crê e obedece, depois virão os sinais. Qual o sinal que Deus tem posto em tua vida, tem posto em tuas mãos? Para que os outros enxerguem, que existem muitos líderes, mais não como você.
4ª) Humildade - Sua humildade e reconhecimento de que ele não era capaz; foi algo extraordinário em sua vida. Quantos hoje em dia são cheios de soberba, orgulho, vaidade, achando-se melhores que os outros, por posições sociais, e o pior de tudo também por posições espirituais. Nunca devemos esquecer que o Senhor abate os exaltados e exalta os humilhados. Em Êxodo 4;10, Moisés diz para o Senhor que não é homem eloqüente, que é pesado de boca, e de língua. Ao contrário do que muita gente pensa, Moisés não era gago, nem analfabeto, ele foi criado pela filha de Faraó, viveu em palácio, era um príncipe. Logo ele aprendeu a cultura, a filosofia, e a língua egípcia. Quando ele diz que era pesado de boca e de língua, ele estava se referindo ao idioma egípcio. Ao contrário do seu irmão Arão, que foi criado com os hebreus, e falava muito bem o idioma, a língua hebraica. Por isso Deus disse: Arão falará por ti ao povo; ele ti será por boca, e tu lhe serás por Deus (Ex 4:11-16).
5ª) O amor – Que exemplo glorioso de liderança! Por duas vezes demonstrou o seu amor para com o povo, mostrando que não era um líder egoísta, presunçoso, pois ele não pensava só em si, mais no rebanho que Deus lhe deu para cuidar. O amor de Moisés para com o povo era tanto que Deus lhe diz: O teu povo que fizeste subir do Egito se corrompeu (32:7); Deus usou essa expressão “o teu povo”, porque sabia o quanto Moisés amava esse povo. No versículo 9, a ira de Deus se ascende a tal ponto, que ele queria destruir todo povo, e fazer de Moisés uma grande nação. Moisés se comoveu, e suplicou ao Senhor que não fizesse tal coisa, e o Senhor o atendeu. Nesse episódio Moisés não somente pensou no povo, mais também no nome do Senhor, pois o que os inimigos pensariam quando soubesse que Deus destruiu o povo que ele próprio libertou. Se Moisés fosse egoísta, aceitaria. Afinal era um povo murmurador, que estava causando escândalos.
No versículo 32: Moisés põe a sua própria vida a prova, por amor ao povo. Pois ele intercede para que Deus perdoe os pecados do povo, ou então risque o seu nome do livro da vida. Isso revela o nível de intimidade que Moisés tinha com Deus. E que amor glorioso! Não é à toa que Moisés simboliza o próprio Cristo. Pois Cristo nos amou tanto que se entregou por nós sem que merecêssemos. E você líder, Deus pode olhar pra você e te incluir na simbologia dEle?
Quem você simboliza: o mercenário ou o bom pastor? Pegue essas características da vida de Moisés e aplique na tua vida. E nunca deixe de aprender com o Mestre, por excelência, Jesus Cristo.
Por Cris-silvano.

Nenhum comentário: