Ética e Liderança Cristã: Um Ano Novo com Propósitos para suas Finanças

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Um Ano Novo com Propósitos para suas Finanças

Esta época de festas é sempre um momento especial para refletirmos sobre o que fizemos durante este ano, e também propícia para pensarmos no ano novo como um novo período que Deus está nos concedendo para vivermos uma vida com propósitos renovados.
Convido você a investir alguns primeiros minutos nesta leitura e depois se aprofundar no estabelecimento de algumas metas que poderá mudar de forma substancial sua vida financeira e, quem sabe, outros aspectos de sua vida.

"Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu." (Provérbios 23:4-5)

Eu realmente desejo que as posses ocupem o lugar apropriado na sua vida e da sua família. Muitos estão terminando este ano completamente esgotados na tentativa de acumular dinheiro e bens materiais e perderam momentos preciosos com Deus, suas famílias e amigos.
Embora as riquezas ajudem em muito a suprir nossas necessidades e até mesmo nossos desejos, quando perdemos o bonde do bom senso e sabedoria para lidar com elas, normalmente investimos demasiadamente nosso tempo tentado amealhar mais uma porção maior da riqueza espalhada pelo mundo e aí começamos a perder o verdadeiro sentido da vida, que certamente não é o de acumular bens indefinidamente.

Aqui vão algumas dicas práticas para o novo ano que se aproxima:

*Considere que "seu dinheiro" realmente pertence a Deus. E preste contas e Ele das suas decisões financeiras. Você está terminando o ano fazendo muitas decisões financeiras, principalmente de gastos. Vai iniciar o ano tomando novas decisões que afetam o dinheiro de Deus. Estar convicto de que o seu dinheiro realmente pertence ao Senhor mudará dramaticamente sua vida financeira. "Do SENHOR é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem" (Salmos 24:1-NIV)

*Livre-se de Dívidas. Muitas doenças estão fazendo as pessoas sofrerem em nosso país e no mundo. Poucas, no entanto, apresentam estatísticas tão alarmantes quanto esta doença chamada "dívida". E o pior de tudo é que a consideramos um mal normal, sem o qual não podemos adquirir os bens que necessitamos e principalmente os que desejamos. A dívida nunca fez parte do plano de Deus para seus filhos, por isso posso lhe afirmar categoricamente que este será um dos maiores ganhos para você e sua família. Mesmo que não seja um processo rápido, vale a pena no final. "Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros" (Romanos 13:8a-NVI)

*Estabeleças Alvos Financeiros. Para atingir o sucesso financeiro, é fundamental estabelecer alvos aprovados por Deus. Exemplos são: alvos de dar (dízimo, ofertas), pagamento de dívidas, estilo de vida e investimento.

*Faça reserva para as contas que vão chegar. Aproveite seu 13o para engordar sua reserva, assim você terá os recursos suficientes para as contas do início do ano, tais como IPVA, Imposto Predial, etc.

*Viva dentro do Orçamento. O orçamento é um plano de gastos, e uma ferramenta básica para o equilíbrio financeiro. Se ainda não tem um, encorajo-o a estabelecer e manter um. Você nunca mais terá mais que perguntar: "para onde foi o dinheiro?"

*Submeta a Deus suas decisões de gasto. Lembre-se que, como o dinheiro não lhe pertence, e sim a Deus, submeta a ele cada decisão de gasto, pois também são decisões espirituais. Se for casado, encorajo-o a compartilhar estas decisões com o seu cônjuge.

*Eduque-se Financeiramente. Como tudo na vida, é fundamental aprofundar nossos conhecimentos na área financeira, principalmente dentro de uma perspectiva cristã. A Bíblia tem mais de 2350 versículos que apresentam princípios para administrar de forma segura o dinheiro e as posses materiais.

"...Pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:11-13-NVI)

Desejo-lhe um Ano Novo com propósitos para suas finanças!

Paulo de Tarso

Sobre o Paulo de Tarso
É o idealizador do Portal Finanças para a Vida.

Durante sua vida profissional, sentiu-se impelido a aprender e ensinar os princípios financeiros contidos na Bíblia. Desde então, tem empreendido um esforço pessoal para influenciar pessoas através do ensino bíblico financeiro.

Nenhum comentário: