Ética e Liderança Cristã: Construindo um Novo Templo

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Construindo um Novo Templo

Sidney Nunes

"E aqueles que estão longe virão, e ajudarão a edificar o Templo do Senhor; e vos sabereis que o Senhor dos exércitos me tem enviado a vós; e isso sucedera se diligentemente obedecerdes à voz do Senhor vosso Deus." Zacarias: 6:15

Notamos vários líderes com certa angústia para iniciar a construção de um Novo Templo, pois, por um lado eles conhecem a real situação financeira que limita as suas igrejas, e também os fardos de custos que serão repassados a todos os membros da congregação.
Eu e minha família já nos envolvemos em duas grandes construções de Novos Templos em nossa jornada evangélica, além de acompanhar, participamos ativamente das dificuldades de todos nessa batalha da construção.
Passamos abaixo pequenas dicas administrativas e sugestões de como proceder para o início da construção de um Novo Templo.

Formar comissão para Acompanhamento da Construção
Formar uma comissão de no mínimo dez membros da igreja que serão responsáveis pelo acompanhamento da construção da igreja. A sugestão é que nesta comissão sejam inseridos os membros da igreja com certo conhecimento em construção civil: Engenheiros, Mestre de Obras, Pedreiros, Colaboradores, etc.
Sugerimos sempre a realização de mutirões na igreja relacionados à construção, isso criará um grande amor entre os irmãos para com o novo projeto e a possibilidade de sua inclusão nele.
Antes de iniciar todo o projeto da construção, verifique se na igreja existem irmãos que tenham empresas no ramo de Construção Civil e ou Engenheiros, para que a empresa do mesmo ou o profissional seja consultado antes do início do processo.

Formar comissão de recebimento de valores para a construção
Formar uma comissão de no mínimo cinco membros da igreja que serão responsáveis pelo recebimento e repasse do mesmo ao tesoureiro da igreja. A sugestão é que esta comissão seja mesclada de pessoas simples (porém de conhecimento contábil) e de pessoas renomadas por causa de seu trabalho e índole na sociedade.
Esses recebimentos poderão ser controlados por carnê impresso (boleto bancário) com os valores que cada membro e/ou colaborador pretende contribuir mensalmente para a construção.
A igreja deverá abrir uma conta corrente exclusiva para a construção do novo templo em banco de fácil acesso aos membros. (Caso algum colaborador queira efetuar depósito direto no banco).
Também poderá criar um envelope para ofertas específicas para a construção.

Culto da Pedra Fundamental
O culto da Pedra Fundamental poderá acontecer com apresentação do louvor, uma ministração do pastor titular explanando sobre a visão que recebeu e que foi acolhida pelos líderes e membros da Igreja, neste desafio de construir. Ele ou o administrador da Igreja poderá em poucas palavras relembrar dos detalhes até este momento e como todos da igreja estão engajados para a construção.
Isto será um marco histórico para a igreja e para a cidade, por isso pode-se divulgar o culto nos meios de comunicação e convidar algumas autoridades municipais para que estejam presentes.
Durante este culto, em um momento simbólico, será colocada uma pedra com uma placa no terreno onde será construída a futura Igreja (com os dizeres: Pedra fundamental, o nome da Igreja e a data do culto).
A comissão de acompanhamento da obra deverá montar uma barraca sobre o Projeto da Construção. Neste espaço o engenheiro do projeto deverá explicar todos os detalhes da construção juntamente com o pastor titular/presidente.
As pessoas presentes terão à disposição materiais publicitários criados para explanar sobre a construção e também a maneira que poderão colaborar na arrecadação dos fundos para ela.
A comissão da construção já formada poderá iniciar o recebimento das doações e valores destinados para a construção, incentivando as pessoas para pegarem os carnês para colaboração futura.
Também poderão ser colocadas, por exemplo, várias barracas para que as pessoas adquirem os objetos doados pelos membros da igreja para ajudar na arrecadação de fundos.
Organizar material publicitário para arrecadação de fundos para a construção

Algumas sugestões de objetos que podem ser expostos nas barracas no dia do culto e em todos os cultos da igreja, em todas as congregações que fazem parte da igreja:
- Camisetas com desenho da futura construção e outros desenhos/frases cristãs.
- Desenho em quadro de vários tamanhos da construção.
- Adesivos com desenho da construção (Colabore com a construção da igreja)
- Canecas, canetas com desenho da construção.
- Tijolos tipo miniaturas com o desenho ou frases da construção.

Obs.: Esses produtos não poderão ser comercializados com valores elevados, para que todos os membros possam adquiri-los, abençoar e serem abençoados.

Todos os veículos de comunicação da Igreja deverão contar com um espaço de prestação de contas e apresentação dos relatórios sobre o andamento da construção. Poderá também, criar uma página na web para a construção onde constem os relatórios detalhados com fotos e planilhas dos custos atualizadas periodicamente.

Estas são apenas algumas dicas.

Sabemos que essa tarefa não será fácil, mas, pela determinação do pastor e de sua liderança haverá vitória em nome de Jesus.
Basta ouvir a Deus, ter fé, determinação, planejamento e ação. Já deu tudo certo!

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Nenhum comentário: